level

domingo, 25 de setembro de 2011

Apple a

Apple a gigante da criatividade e originalidade foi o que consolidou a marca como uma das maiores do mundo.

Uma simples maça hoje prateada foi o símbolo utilizado para tanto sucesso.

Dois jovens engenheiros Steve Wozniak e Steve Jobs, colegas de turma no colegial, vislumbraram a possibilidade de desenvolver e comercializar computadores pessoais. Ambos eram interessados em eletrônica e ávidos por inovação. Após a graduação, continuaram amigos e em contato direto, trabalhando em empresas localizadas no Vale do Silício. Jobs trabalhava na Atari e Wozniack na Hewllet-Pachard. Jobs com sua grande visão futurista insistia que ambos, mais Ron Wayne, deveriam tentar vender computadores pessoais. A idéia fixa em desenvolver um microcomputador que pudesse ser menor e bem mais acessível. Foi assim que resultou o nascimento da APPLE COMPUTER COMPANY em 1° de abril de 1976.

O capital inicial da empresa, com sede na garagem da casa dos pais de Steve Jobs era originário da venda de uma Kombi e de uma calculadora HP. A palavra Apple foi escolhida por três razões: o nome iniciava-se com “A”, portanto apareceria listado na frente da maioria dos competidores; ninguém esperaria uma associação de sentidos de uma maçã com computadores, sendo uma aposta no inusitado; e uma maçã está ligada a uma vida saudável (“an apple a day keeps the doctor away”). Além do mais, muito acreditam que a maçã desenhada com faixas era uma alusão à marca listrada da IBM e o pedaço mordido uma clara referência ao pecado bíblico.

Steve Jobs, não queria somente vencer a concorrência no ramo dos computadores pessoais, mas sim, mudar uma sociedade, criar uma nova perspectiva de vida para uma nova geração que estava por vir. A recém-fundada empresa resolveu então colocar no mercado o computador batizado de Apple I. -

Nem o estrondoso lançamento do Macintosh em 1984 foi capaz de contê-la. De uma hora para outra os computadores da APPLE perderam o brilho e traziam uma interface desatualizada para os padrões da época, com características que desagradavam os consumidores. Em meados da década de 90, quase a beira da falência, a APPLE começaria a protagonizar uma das maiores reviravoltas no mundo dos negócios com o lançamento de dezenas de produtos e programas, dentre eles o PowerBook, o iMac, o iBook, e mais recentemente o iPod, iPhone e iPad, que revolucionariam o mundo dos computadores e da comunicação, e acabariam com as inúmeras crises por qual a empresa passou, transformando-a na mais inovadora do mundo.

Durante toda sua história a APPLE sempre foi pioneira ao lançar produtos revolucionários como a impressora laser PostScript; o Desktop Publishing; a Universal Serial Bus, popularmente conhecida como entrada USB que substituiu diversas outras, se tornando um padrão mundial, e atualmente usada em Pen Drives e MP3 Players; os primeiros laptops com mouse de série e teclados externos (série PowerBook 100, introduzidos em 1991); o abandono do leitor de disquetes (iMac original, introduzido em 1998); o primeiro computador disponível comercialmente a se basear principalmente no USB para a conexão de periféricos (iMac original, introduzido em 1998); e o primeiro laptop com monitor de tela larga (PowerBook G4, introduzido em 2000).


2005
iPOD NANO. Um aparelho com design mais fino, que viria a substituir o iPod Mini. Lançado em cinco cores cheias de estilo, display mais brilhante, com capacidade de 2GB, 4GB e 8GB. A maior novidade em relação ao seu antecessor era a substituição do HD por memória flash, o que fez com que o tamanho e o peso fossem drasticamente reduzidos.
iPOD SHUFFLE. Versão mais simples do iPod, foi criado com o intuito de ser menor, mais leve e mais barato. Além de não contar com um visor e com um Click Wheel, também não utilizava um HD.
MAC MINI. Menor computador desktop vendido pela APPLE, foi desenvolvido com o objetivo de atrair proprietários de computadores Windows, iPods, modelos mais antigos de Macintosh, e qualquer um que se interessasse por um computador pessoal pequeno e fácil de usar. Foi anunciado na Macworld Conference & Expo do dia 11 de janeiro. Dois modelos foram lançados nos Estados Unidos no dia 22 de janeiro. Versões ligeiramente melhoradas foram lançadas no dia 26 de julho. Modelos atualizados com processadores Intel Core foram lançados no ano seguinte.
-


2009
MAGIC MOUSE. Mouse sem fio com a tecnologia inteiramente sensível ao toque inspirado no iPhone. O novo produto, com design moderno e superfície sem emendas, dispensa os botões e permite ao usuário manipulá-lo apenas com o movimento dos dedos. Apenas com gestos, os usuários podem paginar documentos, girar imagens grandes ou avançar páginas da Internet. Pode ser configurado para canhotos e funciona com até dez metros de distância do computador.
MAC OS X SNOW LEOPARD. Mais novo sistema operacional da APPLE. Entre as mudanças mais importantes no sistema estão: transição para a plataforma de aplicativos de 64 bits; o Grand Central Dispatch, que permite aos equipamentos com processadores de vários núcleos tirarem melhor proveito dessa característica; e o OpenCL, sistema que permite aos Macs utilizarem melhor os processadores gráficos e aprimorar o desempenho nessa área.
2010
iPAD. O primeiro computador em formato de prancheta digital da marca, que une computador, videogame, tocador de música e vídeo e leitor de livro digital, foi apresentado como “mágico” e “revolucionário”. Pesando pouco menos de 700 gramas e equipado com uma tela sensível a múltiplos toques de 9,7 polegadas, com espessura total de 1,2 centímetros, o aparelho pode ser ligado a um teclado externo próprio, ou o usuário pode usar teclas virtuais exibidas na tela. O iPad usa um processador Apple A4 de 1 GHz, tem conectividade Wi-Fi, armazenamento de 16 GB a 64 GB (em memória Flash), Bluetooth 2.0, alto-falantes, microfone e bateria com duração de até 10 horas. A principal novidade é o aplicativo iBooks (para leitura de livros eletrônicos). A empresa já garantiu acordos de distribuição de conteúdo das editoras Penguin, Harper Collins, Simon & Schuster, Macmillan, e Hachette. O aparelho chegou às lojas dos Estados Unidos custando a partir de US$ 500 na versão mais barata, e vendeu em seu primeiro dia 300.000 unidades. Em 80 dias já tinham sido vendidos mais de 3 milhões de aparelhos; e em dezembro atingiu a marca de 14.7 milhões de unidades.
iPhone 4. A quarta geração do ícone da APPLE trouxe novas funcionalidades como resolução de imagem melhor, possibilidade fazer ligações com vídeo, câmera de 5 megapixels com Flash de LED, câmera de vídeo com resolução em HD e iluminação de LED, e bateria com vida mais longa.
2011
MAC APP STORE. Loja online com cerca de mil aplicações gratuitas ou pagas para os computadores Mac.

Em maio de 2001, a APPLE inaugurava suas duas primeiras lojas de varejo, chamadas Apple Store, uma na cidade de McLean, Virginia, e outra em Glendale, Califórnia-

A sede da APPLE está localizada em Cupertino, mais ou menos 70 km de São Francisco, em pleno Vale do Silício (Silicon Valley para os íntimos), no endereço mais famoso da cidade: 1, Infinity Loop Driveway. A cidade é basicamente a própria APPLE. O enorme campus, com 79.000 m2, é formado por seis prédios baixos com seus vidros verdes como uma universidade. Todos os prédios da rua pertencem à empresa, e cada um possui um número de um dígito como endereço, sendo o endereço oficial da APPLE 1 Infinite Loop. Infelizmente, a sede é um dos locais mais bem guardados da cidade, impedindo visitas ou tours programados. O consolo para os fãs é a completa loja da APPLE, onde se pode encontrar diversos produtos com o logotipo da marca (é a única loja que vende estes produtos), além de computadores, iPods, iPhones, iPads e acessórios.

Steven Paul Jobs é o verdadeiro garoto-propaganda ele personifica como pouco a sua própria marca. Tanto que Jobs é o responsável por anunciar pessoalmente cada lançamento da APPLE. -


O executivo disse, por e-mail, a funcionários da empresa que seus problemas de saúde são mais complexos do que ele pensava. Steve Jobs também indicou a pessoa que assumiria os negócios durante sua licença: Tim Cook, atual diretor-chefe de operações da APPLE. Mas, seu afastamento durou pouco e ele voltou para fazer novas apresentações revolucionárias como o iPad. No início de 2011 ele anunciou um novo afastamento temporário.

Sua origem Estados Unidos,- fundada em 1976 pelos amigos Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne . Sua sede Mundial Cupertino, Califórnia ,
com capital aberto desde 1979,faturamento estimado em 2010 foi de 65 bilhões de dólares sendo 14 bilhões de lucro. Em 2011 a empresa foi avaliada em mais de 300 bilhões de dólares, com 323 lojas em mais de 120 países e presente no Brasil. Com quase 50.0000 funcionarios seus principais produtos iPod, iPhone, iTunes, iPad, iMac e Macbook
Fonte principal site oficial

www.apple.com

Sei que não abordamos tudo que ela representa no mundo dos negócios, contudo achamos que é mais do que o suficiente para se ter uma idéia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares